By: Helpdesk CKA
Kampo Medicine
Em português, Medicina Kampo. Trata-se da medicina tradicional japonesa, uma escola da Medicina Tradicional Chinesa, introduzida no Século 4 a 5 DC e desenvolvida no Japão, com acréscimo da cultura do país. O nome Kampo 漢方 significa “Da China” ou mesmo “Maneira de prescrever da China”, pois eram conhecimentos da Era Han (漢).
Essa prática teve enorme avanço em 1976, quando as medicações utilizadas na kampo medicine passaram a ser cobertas pelo sistema nacional de saúde nipônico. Desde então, ela vem conquistando cada vez mais adeptos, chegando a ser utilizado por mais de 90% dos médicos, dependendo da especialidade. Atualmente, todas as escolas médicas japonesas oferecem ensino em kampo medicine no curso de graduação.
No Brasil, foi introduzido pelo dr. Kazusei em 1995, quando retornou a São Paulo após período de 6 anos de especialização no The First Department, The Research Institute of Oriental Medicine, Kindai University em Osaka, Japão, sob orientação da Profa. Dra. Hiroko Abe (in memoriam). Também foi discípulo do Dr. Kengo Nakata, Diretor do Seikoen Hosono Clinic, uma das clínica de kampo medicine mais antigas do Japão, fundada em 1928.
A Kampo Medicine possui racionalidade médica própria, ou seja, maneira de se fazer diagnóstico e tratamento diferente da medicina convencional (ocidental). Assim, possibilita fazer abordagens diferentes a problemas de saúde, às vezes de difícil solução na medicina convencional. No Japão é uma especialidade médica, sendo a sociedade associativa a The Japan Society for Oriental Medicine da qual dr. Kazusei é Oversea Fellow desde 1997.
Entrevista publicada em site inglês, sobre Medicina Kampo (em inglês): Ask a Kampo Doctor! – Dr. Kazusei Akiyama
Existem vários medicamentos kampo que podem ser utilizados e são muito úteis em casos de COVID-19. As doenças febris agudas existem desde a antiguidade, portanto no oriente também foi desenvolvido tratamentos para essas doenças.